Os escritórios Nikken Sekkei (Japão) e Joan Pascual i Ramon Ausió Arquitectes (Barcelona) projetarão o novo Camp Nou (Nou Camp Nou) da equipe FC Barcelona, segundo comunicou o júri do concurso na tarde de ontem. A dupla vencedora superou três finalistas internacionais: HKS + COX + Batell i Roig Arquitectes; BIG + IDOM + BAAS Arquitectes; POPULOUS + Mias Arquitectes + RCR Arquitectes.
O júri, composto por cinco membros do clube, três membros do Col.legi d’Arquitectes de Catalunya e um membro da prefeitura de Barcelona, selecionou por unanimidade a proposta nipo-espanhola, destacando que se trata de um projeto "aberto, elegante, sereno, atemporal, mediterrâneo e democrático. [Além disso], decompõe e trata com engenhosidade a grande altura do campo, fruto da necessária ampliação da instalação."
Segundo informou o FC Barcelona em um recente comunicado de imprensa, o projeto vencedor do Nou Camp Nou "se destaca por sua relação com o entorno, dando profundidade, gerando sombras e fazendo com que os sócios sejam os protagonistas da fachada e participem do espaço livre a todo o momento [...] Trata-se de uma solução única, assim como é única sua gênese, reproduzindo a tão característica visão da arquibancada e dos assentos do anfiteatro, de dentro para fora, uma silenciosa e contundente homenagem ao estádio Francesc Mitjans de 1957", acrescentaram os dirigentes.
A nova proposta se soma ao recente projeto vencedor para o novo Palau Blaugrana, principal equipamento da equipe de basquete do FC Barcelona. Tudo isto no contexto da construção do Espai Barça, um ambicioso projeto de remodelação de todas as instalações da equipe catalã.
A instituição desportiva concluirá as obras do noco Camp Nou em 2021.
Via FC Barcelona, La Vanguardia e Esport3